“la Caixa” traz a Portugal projeto para estimular criatividade das crianças

344

educaixa

A fundação espanhola “la Caixa” traz a Portugal um projeto educativo para estimular a criatividade das crianças com jogos que envolvem ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

Trata-se de uma iniciativa itinerante que arrancou em Bragança e vai passar pelo resto do país até ao final do ano, depois de, em Espanha, em menos de um ano de atividade, ter envolvido mais de “32 mil participantes”, segundo a Fundação.

O projeto chega aos mais novos num autocarro – o Creactivity – adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, onde são desenvolvidos “jogos que pretendem resolver problemas de forma improvisada, preparando as crianças para enfrentar novos desafios de forma criativa e para se sentirem à vontade numa sociedade que muda de forma constante”.

O espaço está desenhado “para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças e idade escolar, com a participação em “ateliês com materiais do quotidiano e ferramentas com diferentes graus de tecnologia para dar vida às suas próprias ideias, como divulgou a Fundação.

As sessões duram 90 minutos e são dirigidas a grupos escolares do ensino primário e secundário, principalmente entre os seis e os 16 anos.

Uma monitora acompanhará as crianças através de um processo de criação em que os adultos também são convidados a participar.

O sistema de aprendizagem do projeto Creactivity “inspira-se no movimento Tinkering Exploratorium, que mistura tecnologias digitais e físicas para o desenho criativo e a construção e personalização de objetos com um objetivo lúdico e utilitário”.

O projeto Creactivity integra o programa EduCaixa, que engloba toda a oferta educativa da Fundação “la Caixa” e que pretende responder às necessidades educativas do século XXI.

O programa EduCaixa dirige-se a alunos e docentes e tem como principal objetivo oferecer à comunidade educativa recursos, atividades e práticas educativas que permitam desenvolver as competências dos alunos.

Fonte: DN

Siga-nos