Museu do Design adquiriu pórtico de Querubim Lapa criado para a Loja Rampa

mude_logo2

O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, anunciou esta terça-feira que adquiriu à Galeria Objectivismo o pórtico desenhado pelo artista Querubim Lapa (1925-2016) para a antiga Loja Rampa, pelo seu “elevado valor urbanístico, patrimonial, cultural e artístico”.

De acordo com um comunicado do MUDE, museu tutelado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), a peça foi adquirida no âmbito da estratégia de aquisição de obras para constituir um acervo representativo do design e da produção nacionais.

Nessa linha, o museu, através da CML, adquiriu este pórtico idealizado e projetado por Querubim Lapa para a emblemática Loja Rampa (1956), do arquiteto Francisco da Conceição Silva (1922-1982), situada no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, ao Chiado, em Lisboa.

(…)

A Loja Rampa era um espaço comercial situado perto do Chiado, que vendia roupa, acessórios e objetos decorativos, e o seu autor, Conceição Silva – que também assinou, entre outros projetos, o Hotel do Mar (Sesimbra, 1958-1964), o Edifício Castil (1968-1971, Lisboa) ou a Urbanização da península de Troia (1090-1976) – desenhou o projeto de arquitetura, o design de interiores e o mobiliário daquele espaço.

(…)

Fonte: Sapo24