Seminário “Patrímónio, Turismo e Dsenvolvimento Sustentável”

seminario_pporto_lx_2018

Seminário “Património, Turismo e Desenvolvimento Sustentável” (2ª ed.)
18 e 19 Outubro 2018
Museu Nacional dos Coches, Lisboa

Organização: Pporto.pt e VERdeNOVO

Apoio:
Direcção Geral do Património Cultural
Museu Nacional dos Coches
Universidade Portucalense

Apresentação

Este ano, e por decisão do Parlamento Europeu, comemora-se o Ano Europeu do Património Cultural.

Nesse contexto, o Pporto.pt e a VERdeNOVO promovem a 2ª edição do Seminário “Património, Turismo e Desenvolvimento Sustentável”, a realizar nos dias 18 e 19 de Outubro de 2018, no Auditório do Museu Nacional dos Coches. Esta iniciativa conta com o apoio da Direcção-Geral do Património Cultural e do Museu Nacional dos Coches.

O Seminário “Património, Turismo e Desenvolvimento Sustentável” tem como objectivo, desde logo, promover uma reflexão sobre o Património Cultural na sua diversidade, enquanto factor de coesão social e de desenvolvimento económico. Mais concretamente, o Seminário pretende constituir-se como um momento de reflexão acerca do papel e contributo da cultura e do turismo para o desenvolvimento sustentável das sociedades e dos territórios.

Para isso, propomos uma abordagem multidisciplinar, envolvendo diferentes atores, públicos e privados, com experiências igualmente distintas, ao nível do Património Cultural, do Território, do Turismo e da Economia.

Objectivos:

– Sensibilizar para a importância da preservação e valorização do Património Cultural como alavanca de desenvolvimento sustentável;

– Discutir o papel e a importância do Património Cultural e do Turismo no contexto do desenvolvimento das sociedades e dos territórios;

– Divulgar e promover estratégias, ferramentas e práticas de desenvolvimento sustentável assentes na rentabilização do potencial do Património Cultural e do Turismo;

– Divulgar e promover ofertas e atividades de inovação social assentes no Património Cultural e no Turismo;

– Divulgar e promover projetos e instrumentos de desenvolvimento territorial assentes numa perspetiva de sustentabilidade, nomeadamente em regiões de baixa densidade.

Programa (em actualização)

Dia 18 Outubro

8h45 Recepção e Registo de participantes

9h30 Sessão de abertura
António Luís Ferreira | VERde NOVO
Patrícia Remelgado | Pporto.pt
Silvana Bessone | Museu Nacional dos Coches

Painel I. Estado de Arte
Moderador: João Neto | APOM
10h00 Paula Araújo da Silva | Directora-Geral do Património Cultural
10h20 Sergio Guerreiro | Direcção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal
10h40 Josefina Salvado | Investigadora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
11h00 coffee-break
11h20 Elsa Vilares | Fórum das Cidades, Direção-Geral do Território
11h40 Aquiles Marreiros | CCDR Algarve

12h00 debate

12h30 Almoço livre

Painel II. Agentes Culturais e Turísticos: desafios de (auto)sustentabilidade
Moderador: Inês Bettencourt da Câmara | Mapa das Ideias
14h30 António Filipe Pimentel | Director do Museu Nacional de Arte Antiga
14h50 Ana Luísa Fontes | Directora do Museu Nacional Ferroviário
15h10 Joaquim Ruivo | Director do Mosteiro da Batalha
15h30 coffee-break
15h50 Leonor Picão | Programa REVIVE – Direcção da Valorização da Oferta do Turismo de Portugal
16h10 Machado Matos | Director do Hotel Montebelo – Vista Alegre

16h30 debate

Dia 19 Outubro

Painel III: Património, Turismo e Inovação Social
Moderador: Joaquim Jorge | CM Torres Vedras
10h00 Marta Albuquerque | Portugal Inovação Social
10h20 Narcisa Costa | Partis – Práticas Artísticas para a Inclusão Social. Fundação Calouste Gulbenkian
10h40 João Ministro | Projecto TASA – Proactivetur
11h00 coffee-break
11h20 Carlos Vicente | CM Vila Nova da Barquinha
11h40 Francisco Maria Balsemão | Fundação da Juventude

12h00 debate

12h30 Almoço livre

Painel IV. Património, Turismo e Desenvolvimento Territorial
Moderador: Eunice Lopes | Instituto Politécnico de Tomar
14h30 Ana Umbelino | CM Torres Vedras
14h50 Margarida Barbosa | Vice-Presidente da Fundação Bienal de Cerveira
15h10 Avelino Rego | Terra Maronesa
15h30 coffee-break
15h50 Paulo Longo | Projecto 5 – Chefe de Divisão da Divisão de Educação, Acção Social, Cultura, Turismo, Desporto e Tempos Livres do Município de Idanha-a-Nova
16h10 Sílvia Silva | Creatour
16h30 debate

17h00 Encerramento

Condições de participação:

A participação no Seminário “Património, Cultura e Desenvolvimento Sustentável” implica o pagamento de 50,00 euros e inclui a participação em todas as sessões do Seminário, certificado de participação e coffee breaks. Este valor inclui o IVA à taxa legal em vigor.

Para mais informações: premelgado@pportodosmuseus.pt   e geral@verdenovo.pt

Faça a sua inscrição e reserve o seu lugar aqui: https://goo.gl/39kL95