Centro de Interpretação Templário de Almourol vai abrir portas

No próximo domingo, 18 de Novembro, irá ser inaugurado o Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA). A coleção integra um “acervo único no país”, em termos de história templária, e inclui ainda peças do espólio municipal, como uma espada, elmos, marcos templários, fatos de proteção em malha cota e réplicas de imagens originais em túmulos.

O Centro de Interpretação Templário vai funcionar no piso 1 do Centro Cultural da localidade e contempla uma sala de exposição permanente, um espaço para mostras temporárias e uma sala de projeção de filmes sobre a temática dos Templários.

Segundo Fernando Freire,presidente da autarquia, além da inauguração do CITA, “o primeiro deste género no país e que colocará em exposição achados arqueológicos do Castelo de Almourol únicos em Portugal”, no domingo irá também ser inaugurada a Biblioteca-Arquivo do Centro de Interpretação de Almourol, com acervo dos doadores da arquiteta Teresa Pinto Furtado e professor Manuel J. Gandra, um equipamento que visa “promover o acesso à informação necessária ao desempenho das funções de ensino, investigação, educação e extensão cultural da comunidade”.

Para a concretização do centro, o município de Vila Nova da Barquinha viu aprovada uma candidatura ao Programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Turismo de Portugal, que tem por objetivo promover a contínua qualificação dos destinos com a valorização do património cultural e natural do país.

Com um investimento de 152 mil euros, financiado em 136 mil euros pelo Turismo do Centro, “o CITA será a primeira infraestrutura do género em Portugal”, contribuindo para “inserir o território em rotas turísticas nacionais e internacionais”, associadas à questão templária e ao turismo militar, e aumentar o respetivo fluxo turístico regional.

Fonte: Notícias ao Minuto