Assembleia Municipal rejeita proposta para criação da Casa das Artes de Lisboa

119

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) rejeitou hoje uma proposta do CDS-PP para a criação da Casa das Artes de Lisboa, com os votos contra do PS e de seis deputados independentes.

A proposta dos centristas visava a criação de “um espaço dedicado ao setor cultural” por parte da autarquia lisboeta, liderada pelo socialista Fernando Medina, através da “afetação de um imóvel do parque edificado municipal, com características que comportem a adaptabilidade do espaço ao objetivo da estrutura”.

O documento do CDS-PP previa que a Casa das Artes contasse com uma sala de espetáculos, salas polivalentes para formação e reuniões e salas de ‘coworking’ (espaço de trabalho partilhado) para produção, entre outras áreas.

A vereadora da Câmara Municipal de Lisboa responsável pelo pelouro da Cultura, Catarina Vaz Pinto (PS), admitiu uma carência de espaços culturais, ressalvando que a autarquia tem “procurado combater essa carência de várias formas”.

Catarina Vaz Pinto apontou a recente reabilitação do Teatro Camões e as obras a decorrer no Teatro do Bairro Alto.

Os eleitos que votaram contra a criação da Casa das Artes de Lisboa não intervieram na sessão.

Já a deputada municipal do BE Isabel Pires notou que não existem “praticamente espaços para criação” de obras artísticas na cidade.

O eleito do PCP João Carlos Pereira defendeu que o município tem optado por políticas culturais centradas “nos grandes eventos” e subordinados “ao consumo turístico”.

Fonte: DN

Siga-nos