Joan Miró de regresso a Serralves

A exposição “Joan Miró e a morte da pintura” está em exibição na Casa de Serralves, no Porto. A mostra conta com 11 obras da colecção do Estado português do artista catalão produzidas nos anos 70.

Em declarações aos jornalistas, Robert Lubar Messeri, curador da exposição, explicou que a mostra apresenta a produção artística do artista em 1973, altura em que Miró tinha 80 anos, revelando “11 obras da coleção do Estado português”, bem como obras de coleções espanholas e francesas e que vão ser exibidas em Portugal pela primeira vez.

Na exposição podem encontra-se telas queimadas a relevar a “raiva estética” do artista, mas também esculturas feitas com materiais como tapetes e panos, provavelmente utilizados pelo artista para limpar o ateliê, e que estão decorados com cordas, lãs ou tesouras.

A exposição pode ser vista até ao dia 3 de março de 2019 e contou com o apoio mecenático da Sonae.

Serralves (+)