Santo Tirso promove Herança Cultural do Património Têxtil

Promover o património têxtil como uma fonte de inspiração para a criação artística contemporânea é o objetivo do projeto Createx – Herança Cultural na Inspiração da Criatividade, que tem o município de Santo Tirso como parceiro. Também o Museu do Tecido de Prato (Itália), a Academia de Belas Artes de Lódz (Polónia), o município de Gironella (Espanha) e a Academia Nórdica de Têxteis (Suécia) integram este projeto que acaba de ser aprovado pela Agência Cultural da Comissão Europeia.

No quadro deste projeto, serão desenvolvidos, em Santo Tirso, workshops e residências artísticas, com o objetivo de sensibilizar para a preservação dos arquivos têxteis e para uma reinterpretação criativa do património têxtil. Outra das atividades centrais do projeto refere-se à digitalização de coleções e tecidos têxteis para integrarem o Arquivo Digital, desenvolvido pelo Museu de Tecido de Prato.

O CREATEX é um dos 29 projetos transnacionais enquadrados no âmbito do Ano Europeu da Herança Cultural. Esta iniciativa da União Europeia tem como objetivo fortalecer o sentimento de pertença a uma Europa comum, em particular no seio dos jovens. O projeto conta com um orçamento total de 330 mil euros, financiados a 60% por fundos europeus e tem como data prevista de término o mês de fevereiro de 2020.

Fonte: Jornal T