Edifícios portugueses de Art Déco distinguidos entre os mais belos do mundo

411

O designer gráfico e realizador Arnold Schwartzman fotografou os mais belos e arrojados edifícios de art déco no mundo. Entre as mais de 400 fotos que tirou destaque para o Teatro Éden, a Gare Marítima de Alcântara e o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. Imagens reunidas no livro Art Deco City: The World’s Most Beautiful Buildings, publicado pela Palazzo e distribuído em Portugal pela Bertrand.

O cine-teatro Éden, situado em Lisboa, foi inaugurado em 1937. Um projeto de Cassiano Branco que foi terminado por Carlos Dias. Está classificado como Imóvel de Interesse Público. Desativado em 1989 como sala de espectáculos, o edifício acolhe agora uma unidade hoteleira nos pisos superiores.

Projeto do arquiteto Pardal Monteiro, a Gare Marítima de Alcântara foi inaugurada em 17 de julho de 1943. No seu interior estão pinturas murais de Almada Negreiros.

Padrão dos Descobrimentos, na Praça do Império, na freguesia Santa Maria de Belém. É da autoria do arquiteto Cotinelli Telmo e Leopoldo de Almeida foi o escultor. Em 1940 foi erguido pela primeira vez por altura da Exposição do Mundo Português. Em 1960 foi reerguido por ocasião das comemorações dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique. O monumento evoca a expansão ultramarina portuguesa.

Fonte: DN