Turistas pagam para entrar em Veneza

226

Os turistas que queiram visitar Veneza vão pagar entre 2,50 euros e 10 euros só para entrar na cidade, diz o jornal italiano Il Post. A medida está prevista no orçamento de Estado italiano para 2019 e serve para conter o número de turistas que têm escolhido essa cidade para passar férias, explicou Luigi Brugnaro, presidente da câmara, num vídeo publicado no Twitter: “a partir de agora, o imposto de desembarque no centro histórico de Veneza é lei. Isso vai ajudar-nos a administrar melhor a cidade, a mantê-la limpa e a oferecer melhores serviços aos visitantes”.

Até ao final do ano passado, só era obrigado a pagar uma taxa turística quem passasse a noite em Veneza (a cobrança é feita pelos hotéis). Mas o aumento do número de turistas que chegam à cidade — estimam-se que chegue a 30 milhões de visitantes por ano — fez com que o governo decidisse endurecer as medidas de combate ao excesso de turismo. Agora, um turista que entre em Veneza na época baixa, mesmo que não tencione lá dormir, tem de pagar 2,50 euros. Na época alta, esse valor ascende aos 10 euros, uma quantia cobrada mesmo que o turista durma em cruzeiros ou noutra cidade.

Luigi Brugnaro, o presidente da Câmara de Veneza, disse que o dinheiro recolhido com essa nova medida vai ser investido na limpeza do lixo deixado pelos turistas: “vamos estabelecer uma regulação equilibrada e compartilhada que proteja quem vive, estuda e trabalha no território”. Mas Luigi Brugnaro não esclareceu a partir de quando é que essa medida vai entrar em vigor, nem de que forma é que o valor vai ser cobrado. A imprensa local diz que o dinheiro pode ser acrescentado ao preço do bilhete dos comboios, de autocarros ou dos cruzeiros, mas ainda não há confirmação oficial do governo.

(…)

Fonte: Obervador

Siga-nos