Museus e Monumentos do norte registam recorde de visitantes

108

Em 2018, o total de visitantes registados nos Monumentos e Museus geridos pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) ultrapassou, pela primeira vez, os 1,8 milhões de visitantes, registando uma subida de 37,2% em relação a 2017. Uma tendência ascendente que se mantém pelo 5º ano consecutivo.

Nos últimos 5 anos, ou seja, desde 2014, o número de visitantes no conjunto de museus e monumentos da DRCN atingiu os 6,15 milhões. O grupo museológico composto pelo Museu de Lamego, Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, Paço dos Duques e Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro e Museu do Abade de Baçal, em Bragança, teve 3,5 milhões de visitantes.

A DRCN indicou que entre os museus mais visitados destaca-se o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, que nos últimos cinco anos registou 2,1 milhões de entradas, aproximadamente, e em relação a 2017 houve aumento global nos museus do norte de 2,8%.

De entre os monumentos mais visitados encontram-se o Castelo de Guimarães, o Mosteiro da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, o Mosteiro de Tibães, em Braga, Braga, o Mosteiro de Arouca, o Castelo de Santa Maria da Feira e a Concatedral de Miranda do Douro.

Siga-nos