Associação Europeia das Cidades Históricas Termais cria Atlas Termal da Europa

491

A Associação Europeia das Cidades Históricas Termais (EHTTA) vai investir três milhões de euros na criação do primeiro Atlas Termal da Europa, reunindo o património termal de 250 cidades.

A candidatura ao Programa de Inovação da Comissão Europeia, “no valor de três milhões de euros, vai ser entregue em Bruxelas, no dia 14 de março, para se poder arrancar com o atlas, que pretendemos que cubra toda a Europa”, disse hoje à Lusa Mario Crescente, vice-presidente do conselho científico da Associação Europeia das Cidades Históricas Termais (EHTTA).

Entre as 250 cidades europeias que devem integrar a obra numa primeira fase constarão “cidades com termas em funcionamento”, mas também “outras com património termal abandonado, sobretudo na Europa interior”, em relação às quais a EHTTA pretende “alertar, para que não se perca a oportunidade histórica de reabilitar esse património”.

Nesse sentido, o atlas disponibilizará “informações e estudos que permitirão aos decisores identificar em quais destes conjuntos patrimoniais se deverá investir, qual o retorno expectável e qual o índice de utilização que se espera que venham a ter”, afirmou Mario Crescente.

A EHTTA – European Historic Thermal Towns Association foi fundada em 2009 e conta atualmente com mais de 40 cidades associadas em mais de 15 países.

Fonte: Porto Canal

EHTTA – European Historic Thermal Towns Association (+)

Siga-nos