Moontosinhos percursos em noite de lua cheia estão de regresso

305

O primeiro Moontosinhos de 2019 vai ter por palco a Igreja do Mosteiro de Leça do Balio, famosa por, entre outras coisas, ter acolhido aquele que é considerado o primeiro casamento romântico da corte portuguesa – aquele que, em 1372, uniu o rei D. Fernando a D. Leonor Teles, a despeito da vontade dos nobres e das conveniências políticas do reino.

As visitas guiadas pelo historiador Joel Cleto às histórias, às lendas e ao património de Matosinhos em noites de lua cheia regressam, assim, para um novo ciclo, com um percurso dedicado a Leça do Balio e às “Histórias de amor nas vésperas do Dia dos Namorados”. A sessão servirá ainda para anunciar o programa do Moontosinhos para 2019 e para antecipar o segundo ciclo de conferências “Conversas sob as estrelas”, para o qual Joel Cleto volta a convidar investigadores para ajudar a desvendar alguns dos monumentos de Matosinhos que não são habitualmente acessíveis ao grande público.

A participação nas visitas do Moontosinhos e nas conferências é gratuita, carecendo, todavia, de inscrição prévia, que poderá ser feita através do endereço electrónico gmah@cm-matosinhos.pt.

Siga-nos