Projeto Hereditas já identificou 73 paróquias medievais em Guimarães

O objectivo do projeto Hereditas | Atlas da Paisagem Cultural de Guimarães consiste na elaboração de uma base de dados do património cultural do concelho, entendido no seu sentido mais lato, integrando os três grandes inventários que se lhe consideram inerentes: o do património construído, o do património natural e o do património imaterial.

Até à data, foram já percorridas 18 freguesias de acordo com a Carta Administrativa Oficial de 2013 (Longos, Balazar, Briteiros Stª. Leocádia, Briteiros S. Salvador, Briteiros Stº. Estevão, Donim, Gondomar, Arosa, Castelões, Gonça, Sande S. Lourenço, Sande S. Martinho, Sande S. Clemente, Sande Vila Nova, Caldelas, Barco, Souto S. Salvador e Souto Stª. Maria).

Este trabalho teve como resultado a criação de 1.413 fichas de arquitetura, 346 de paisagismo, 54 de arqueologia e 73 de património móvel. Estão referenciadas 73 paróquias medievais que incluem Vizela por ser, à data, território integrante do concelho de Guimarães.

Fonte: O Minho