Louvre Abu Dhabi vai mostrar o seu primeiro Rembrandt

Estudo para Cabeça de Jovem, uma obra que mostra um homem de mãos entrelaçadas como quem representa Cristo em oração, faz parte de uma série de meia dúzia de retratos que Rembrandt (1606-1669) pintou usando como modelo um jovem de Amesterdão e é o primeiro trabalho do mestre holandês a integrar a colecção do Museu Louvre Abu Dhabi. A pintura vai agora ser mostrada ao público a partir de 14 de Fevereiro na exposição Rembrandt, Vermeer e o Século de Ouro Holandês — Obras-primas da colecção Leiden e do Museu do Louvre.

Este esboço que Rembrandt terá realizado em 1650 foi comprado pelo museu da capital dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em Dezembro, num leilão londrino da Sotheby’s, por 9,4 milhões de libras (o equivalente, ao câmbio actual, a quase 11 milhões de euros). Esta pequena tela a óleo com 25,5 x 20,1 centímetros cuja autoria só foi confirmada na década de 1930 viu-se valorizada pela descoberta de duas impressões digitais do pintor em 2001, quando esteve exposta no Museu do Louvre em Paris, numa mostra intitulada Rembrandt e o Rosto de Jesus.

(…)

Fonte: Públlico