Colóquio Internacional: Música & Museu: Salvaguarda e pesquisa do património musical e sonoro

Colóquio Internacional “Música & Museu: salvaguarda e pesquisa do património musical e sonoro”

28 de fevereiro e 01 de março 2019
Museu Nacional da Música.

O objetivo desse Colóquio Internacional é abrir espaço para o debate sobre as práticas e desafios enfrentados na salvaguarda, pesquisa e extroversão do património musical e sonoro, nos espaços museais ibero-americanos.

Pretende-se colocar em discussão as formas como os museus elaboram sua missão ou função social no que tange à música e ao universo sonoro; como as instituições planejam e dão suporte à pesquisa da música do passado ou de outras sociedades, frente às distintas necessidade de museólogos, musicólogos, historiadores e outros pesquisadores; quais parâmetros conceituais são utilizados para a formação, desenvolvimento e documentação de coleções; como é pensado o papel educativo dos museus de música;  como é gerida a informação associada ao património sonoro e musical; como é pensada a decolonização de acervos musicais e sonoros; e como são concebidos os modos de comunicação dos acervos musicais, nestas casas do património.

Assim, mais que mapear práticas museais e o pensamento sobre a música como património cultural, espera-se vencer o silêncio dos museus por meio do diálogo transdisciplinar.

Como participar:
Inscrições: https://goo.gl/forms/uYiOItGO0Tc93sjl2

Prazo para inscrição: 26 de fevereiro
Número de vagas: 60
Atribuição de certificado de participação

Para mais informações: coloquiomusicaemuseu@gmail.com

Realização: