Antologia do arquiteto Paulo Mendes da Rocha lançada em Portugal

O livro “Futuro Desenhado/Textos Escolhidos de Paulo Mendes da Rocha”, primeira antologia de textos do arquiteto brasileiro, vai ser lançado na quarta e na quinta-feira, em Lisboa e no Porto.

“Futuro desenhado”, segundo um texto da editora Monade, “é um percurso pela condição moderna, da vida nas cidades da América, do território novo e do velho continente, da visão e do desenho como ferramenta essencial da construção do futuro”.

Trata-se da mais completa coletânea de textos, entrevistas e depoimentos publicada até agora sobre a obra do arquiteto nascido em 1928 e “revela, em profundidade, o percurso e o pensamento singular de um dos mais importantes arquitetos vivos”.

Nascido em Vitória, no Brasil, Paulo Mendes da Rocha formou-se em arquitetura em São Paulo, cidade onde assinou alguns projetos arquitetónicos, nomeadamente o Museu Brasileiro da Escultura, o Clube Atlético Paulistano, a reformulação da Pinacoteca do Estado de São Paulo, e o projeto do Museu da Língua Portuguesa.

Em 2000 representou o Brasil na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza e recebeu já vários títulos “Honoris Causa” no Uruguai, Brasil, Argentina e em 2015 na Universidade de Lisboa.

Em 2016, foi galardoado com o Leão de Ouro de carreira na Bienal de Arquitetura de Veneza, em Itália, pela autoria de uma arquitetura que o júri considerou “intemporal”, com projetos que, muitas décadas depois de terem sido construídos, “resistiram à passagem do tempo, tanto no plano material como estilístico”.

Na quarta-feira, o livro será lançado em Lisboa, na sede da Trienal de Arquitetura de Lisboa, às 19:00, e na quinta-feira será realizado o lançamento na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, às 18:30.

Fonte: DN