1.º Prémio do Porto Cartoon 2019

218

Um desenho do presidente dos EUA, Donald Trump, com cara de camaleão e a língua feita com uma nota de dólar, é a caricatura da autoria de Luc Descheemarker, que esta segunda-feira venceu o 1.º Prémio do Porto Cartoon 2019.

“Este trabalho, não só do ponto de vista artístico, é um trabalho excecional”, disse à Lusa Luiz Humberto Marcos, diretor do Museu Nacional da Imprensa e impulsionador do festival. “Mostra, aliás, uma técnica inovadora, porque o artista trabalha primeiro no computador e depois vai pintando (…), mas tem uma leitura do ponto de vista do conteúdo muito forte, muito expressiva e muito atual. É talvez dos trabalhos mais pertinentes em termos de reflexão. Dá perfeitamente para se fazer, a partir dele, muitos debates sobre o tema da língua”, explicou.

Segundo Luíz Humberto Marcos, o prémio vencedor funda uma visão muito política sobre a relação entre o poder e a língua. “O predomínio de determinadas línguas sobre outras depende da forma como politicamente se promove a própria política da língua”, conclui.

Fonte: Observador