Estreia do documentário documentário “ Portuguese in Hawaii”

No dia 27 de abril decorrerá o lançamento do documentário “Portuguese in Hawaii”, realizado por Nelson Ponta-Garça, no auditório do Centro Cultural John Dos Passos, Ponta do Sol, pelas 18:00 horas. Esta será uma estreia nacional.

Oriundo da ilha de S. Jorge, Nelson Ponta-Garça muito cedo emigrou para os Estados Unidos da América. Tendo passado pela Universidade Nova de Lisboa, frequentou também o West Valley College (San José, Califórnia) e o Berkeley College of Music (Boston, Massachusetts) onde concluiu um Mestrado em música para filmes e TV.

Criou a NPG Productions em San José com o boom dos social media em 2005. A NPG foi uma das primeiras empresas de Silicon Valley a dedicar-se à produção de vídeo corporativo para marketing digital, social media e TV. Tem uma carteira de clientes variada que vai de pequenas empresas até empresas da Fortune 500 nos 5 continentes. Nos últimos 10 anos, produziu mais de 1000 programas de TV para emissoras de TV internacionais e locais, assegurando todo o processo desde a pré à pós produção. Ponta-Garça regressou a São Jorge para cumprir o sonho de montar na sua ilha um estúdio de multimédia para um maior dinamismo não só da ilha de São Jorge, mas de toda a região.

O documentário Portuguese in Hawaii é a terceira produção da série Portuguese In, que começou em 2014 com uma série documental de nove episódios sobre a diáspora na Califórnia, e teve continuidade o ano passado com quatro episódios dedicados à imigração portuguesa na Nova Inglaterra. O realizador pondera ainda debruçar-se sobre a comunidade portuguesa imigrante na Flórida antes de terminar a série com uma produção de maior envergadura, Portuguese in America.

Portuguese in Hawaii tem, naturalmente, conteúdo especificamente dedicado à presença de madeirenses no Havai e, no âmbito da comemorações dos 600 anos, a Madeira acolhe esta estreia absoluta nacional no Centro Cultural John Dos Passos, símbolo, também ele, da diáspora.

Fonte: Secretaria Regional do Turismo e Cultura do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira