Reabertura da Casa-Museu Anastácio Gonçalves

A Casa-Museu Anastácio Gonçalves (CMAG), em Lisboa, reabre hoje, segunda-feira, após obras de requalificação iniciadas em maio de 2018.

De acordo com um comunicado do Ministério da Cultura, a Casa-Museu vai reabrir com novos espaços de exposição e de reserva, dotada de uma nova entrada – com bilheteira e loja – e “melhores condições de acessibilidade, asseguradas pela instalação de um elevador”.

Além de uma nova solução museográfica para a coleção de cerâmica, foi criado um núcleo dedicado à figura do médico-colecionador António Anastácio Gonçalves (1888-1965), a quem a casa-museu é dedicada.

Afeta ao Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC-MC), a CMAG reúne cerca de 3.000 obras de arte, nomeadamente, de cerâmica, pintura portuguesa e europeia, escultura, mobiliário e outros núcleos de artes decorativas.

De acordo com o mesmo comunicado, as obras de valorização da CMAG resultaram de um protocolo de apoio mecenático entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), e a Edifício 41 — Promoção Imobiliária e Hotelaria, SA, no âmbito da intervenção da zona envolvente à construção da torre Edifício 41, em Picoas, inserida num plano urbanístico mais alargado da Câmara Municipal de Lisboa.

A Casa-Museu Anastácio Gonçalves estará aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 10:00 e as 18:00.