A Câmara Municipal de Santo Tirso vai atribuir três bolsas no valor de dois mil euros a designers até 30 anos, que encontrem inspiração em materiais de arquivo, relacionados com o setor têxtil e do vestuário.
Cada membro do projeto irá possibilitar a três jovens designers a realização de uma residência criativa na Academia Nórdica de Têxteis, localizada na cidade de Boras, na Suécia. Também lhes será permitida a produção de uma mini coleção com o objetivo de sensibilizar para a preservação dos arquivos têxteis e incentivar a reinterpretação criativa do património deste setor, que serão objetivo de exposição internacional em diversos locais da Europa, juntamente com o respetivo catálogo, conferindo aos participantes uma importante oportunidade de visibilidade à escala continental.
A inscrição para estas bolsas deve ser feita até 17 de maio e pode ser feita através da submissão do formulário de candidatura disponível na página do projeto. É também necessário a produção de um vídeo de autoapresentação e desenvolvimento de uma proposta para uma mini coleção inspirada no património têxtil dos territórios dos membros do projeto.
Este apoio surge no âmbito do projeto europeu CREATEX – Herança Têxtil na Inspiração da Criatividade e que é desenvolvido pela Associação das Coletividades Têxteis Europeias (ACTE) tem como objetivo a promoção do património têxtil como uma fonte de inspiração para a criação artística contemporânea.
O programa inclui visitas de estudo a empresas têxteis, a museus de arte e a museus têxteis na área envolvente, bem como a participação num ciclo de workshops.
Os vencedores das bolsas serão anunciados no dia 28 de maio, num evento público realizado na Fábrica de Santo Thyrso.
Para mais informações (+)