Celorico da Beira cria museu dedicado ao aviador Sacadura Cabral

O município de Celorico da Beira vai criar um museu dedicado ao aviador Sacadura Cabral, natural daquele concelho, com base num espólio “significativo” que foi oferecido pelo comendador José da Silva Henriques.

O protocolo de cedência do espólio relacionado com o pioneiro da aviação comercial vai ser celebrado na quinta-feira, pelas 15:00, na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, entre a autarquia e José da Silva Henriques, no âmbito das comemorações do Feriado Municipal.

O futuro museu dedicado ao pioneiro da aviação comercial deverá ocupar um edifício que o município de Celorico da Beira vai recuperar para esse efeito.

A Câmara Municipal de Celorico da Beira comemora o Feriado Municipal no dia 23 de maio, data do nascimento de Artur de Sacadura Freire Cabral (1881 – 1924).

Segundo a autarquia, o aviador é um “dos seus filhos mais ilustres”, por ter protagonizado, juntamente com Gago Coutinho (1869 – 1959), “um dos mais brilhantes feitos da História da Humanidade, quando a 30 de março de 1922 efetuou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro, a bordo do hidroavião Lusitânia”.

Fonte: DN