Museu ao ar livre abre em Arcos de Valdevez para contar história do rio Vez

O Museu da Água ao ar livre, em Arcos de Valdevez, vai abrir ao público no sábado num investimento 350 mil euros para contar a história do rio Vez.

Em declarações à agência Lusa, o autarca João Manuel Esteves, presidente da Autarquia, adiantou que a criação do Museu da Água ao ar livre implicou “um conjunto de intervenções, ao longo do rio Vez, que permitem a interpretação das suas diferentes valências”.

João Manuel Esteves destacou os 20 quilómetros da ecovia construída nas margens daquele curso de água que são o “elo de ligação entre todos os pontos de interesse”, permitindo facilidade no acesso à visitação.

(…)

A primeira fase do museu da água ao ar livre centra-se no troço do rio Vez, situado entre a sede do concelho e a freguesia de Vilela, e que pretende promover o património ambiental (flora e fauna), arquitetónico e etnográfico associado ao Rio Vez e seus afluentes.

O projeto, que abre portas, no sábado, pelas 10:00, representou um investimento de cerca de 350 mil euros, financiado pelo programa operacional Norte 2020.

Além da sinalização do património construído nas margens, o museu inclui, ao longo do trajeto, painéis informativos sobre a fauna, flora e ecologia do ecossistema ribeirinho, bem como do seu património construído e da sua história.

Dos 13 açudes existentes no rio Vez, nove foram intervencionados ao abrigo projeto museológico, “recuperando uma das suas funcionalidades, ou seja, diminuir a energia da corrente do rio, minimizando deste modo o poder erosivo sobre as suas margens”.

“Em alguns deles o espelho de água serve para a instalação de pequenas zonas de lazer que permitirão o usufruto da beleza paisagística deste rio”, sustentou.

Observatórios de fauna “para conhecer ?in loco’ a fauna que habita neste ecossistema ribeirinho, um deles, instalado a oito metros de altura, em Santar, permite fotografar as espécies que por ali passam”.

O projeto museológico inclui ainda o Fluvivez, centro de acolhimento e informação, é a porta de entrada do Museu da Água ao ar livre.

(…)

Fonte: DN