O mais antigo teatro do Porto vai a hasta pública

O Teatro Sá da Bandeira pode conhecer quinta-feira, dia 30, o seu novo proprietário. O edifício, situado em plena Baixa do Porto, na rua com o mesmo nome, vai a hasta pública por um valor base de 2,19 milhões de euros. A venda, pela Câmara Municipal do Porto, está sujeita a condições especiais ficando o comprador obrigado a manter a atividade cultural.

Sendo a sala mais antiga cidade, o teatro conheceu a sua primeira vida em 1867 como Teatro Circo, construído em madeira. Doze anos depois renasce em pedra mas o edifício, como hoje se conhece, é erguido em 1877. Foi um dos principais cine-teatros do Porto, acolhendo as projeções dos filmes de Aurélio da Paz dos Reis, o pioneiro do cinema português. As peças de teatro famosas também foram ali encenadas enquanto ainda se chamava de Teatro do Príncipe Real. Com a implantação da República recebeu o atual nome e durante décadas manteve a importância como equipamento cultural da cidade. Nas décadas mais recentes tornou-se mais popular na programação, embora por lá passassem peças e cinema diversificados.

Em 2008 os proprietários ensaiaram uma primeira tentativa de venda. Pediam 5,5 milhões de euros e a câmara também recebeu a proposta de compra, nunca concretizada. Em 2017 perante a ameaça de ser mesmo vendido e perder a vertente cultural, a Câmara do Porto decidiu, por unanimidade em reunião do executivo, exercer o direito de preferência e adquirir o edifício por 2,1 milhões de euros. A empresa que explora o espaço também se mostrava interessada e apresenta agora, segundo manifestou, uma proposta para ficar com o teatro. Além da sala, o edifício integra lojas comerciais.

Há dois anos, a venda a uma imobiliária já estava em curso e foi travada pela autarquia, que quis evitar que o teatro mais antigo da cidade fosse demolido e fosse transformado numa unidade hoteleira. A Direção Geral do Património Cultural abriu o processo de classificação do teatro, passo decisivo para que uma eventual demolição seja evitada.

Agora, vai a hasta pública. De acordo com informação da Câmara, “o prédio urbano sito na Rua Sá da Bandeira, 94-A a 108, designado por Teatro Sá da Bandeira, tem uma área total de 1.960 metros quadrados e uma área bruta privativa de 2.945 metros quadrados”. O valor-base de licitação é de 2,19 milhões de euros. As propostas têm de atender às condições especiais de venda: “Obriga-se a destinar exclusivamente o imóvel com entrada pelo N.º 94 A: Teatro, composto por galerias, duas ordens de camarotes, tribuna, palco, camarins e bufetes, ao Teatro Sá da Bandeira não podendo afetá-lo a um uso distinto.”