Organização das Cidades Património Mundial apoia candidatura da cidade de Évora

65

A Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) declarou apoio à candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, cujo processo está a ser desenvolvido pelo município e outras entidades do Alentejo.

A OCPM é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1993, em Fez (Marrocos), que promove a defesa dos interesses das cidades e sítios património mundial no que respeita à salvaguarda do seu legado histórico e patrimonial.

Atualmente, a organização conta com mais de 300 cidades e sítios classificados Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), de entre as quais Évora, que é seu membro fundador.

A candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 foi assumida pelo presidente do município durante um ‘workshop’ internacional sobre esta temática que decorreu, em fevereiro, na cidade alentejana.

Além da autarquia, a comissão executiva da candidatura integra a Turismo do Alentejo e Ribatejo, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Fundação Eugénio de Almeida e Universidade de Évora.

Fonte: DN