Município de Arraiolos e Universidade de Évora celebram protocolo de cooperação

52
arraiolos, tapetes, tapeçaria

O Município de Arraiolos e a Universidade de Évora celebraram um protocolo de cooperação”no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (CITA)”.

A parceria está centrada na pesquisa científica na área da tinturaria e de outras matérias do tradicional tapete do concelho e vai ser efetuado pelo HERCULES, um centro de investigação da UÉ vocacionado para “o estudo e valorização do património cultural, através de metodologias das ciências dos materiais”, explicou o município.

A equipa do Laboratório HERCULES da UÉ, coordenada por Cristina Dias, vai promover a reformulação da informação e dos meios museológicos e museográficos fornecidos aos visitantes do CITA relativamente “a conteúdos subordinados às temáticas do tingimento das lãs com corantes naturais e consequente degradação da cor”.

O protocolo abarca ainda a prestação de consultoria científica na confeção de Tapetes de Arraiolos no CITA para fins exclusivamente museológicos.

Apoio para a realização de uma exposição temporária no CITA com Tapetes de Arraiolos confecionados com a técnica do bordado em ponto pé-de-flor sobre telas de estopa de linho e com lãs tingidas com corantes e mordentes naturais em laboratório químico, assim como a disponibilização de recursos humanos e apoio científico para ‘workshops’ e atividades educativas, são outras das atividades previstas.

Fonte: DN