Paris tem um novo Museu

116

Museu, Economia, Paris

No passado dia 14 de Junho, foi inaugurado, em Paris, um novo museu: o Museu da Economia. O objectivo deste museu é “suscitar perguntas e tornar interessante a Economia para o público que quer saber mais e para quem esta ciência é algo um pouco esotérico”, disse Jean-Yves Greuet, adjunto do diretor do museu CitÉco, em declarações à agência Lusa.

Instalado na antiga mansão do banqueiro Émile Gaillard, construída no século XIX, que durante o século XX foi mesmo uma agência bancária aberta ao público, este museu é tutelado pelo Banco de França e é o primeiro museu dedicado à economia na capital francesa. Os trabalhos de renovação duraram cerca de nove anos – com atrasos devido à descoberta de chumbo na estrutura do edifício – com um investimento de cerca de 50 milhões de euros.

Em vez de uma estrutura clássica de museu, o CitÉco apostou num percurso que explica desde os atores económicos às causas das diferentes crises financeiras e também um pouco das teorias de Keynes ou Malthus através de jogos e vídeos imersivos.

Este museu espera receber 130 mil visitantes por ano e entrar no roteiro de museus-experiência que já existem em Paris, em grande parte, voltados para um público mais jovem.

Fonte: DN

Para mais informações (+)