Vale do Côa abre candidaturas destinadas projetos científicos

167

Museu do Côa, Vale do Côa

A Fundação Côa Parque anunciou a abertura de candidaturas para o desenvolvimento de projetos científicos no Vale do Côa, com uma dotação financeira de dois milhões de euros, provenientes da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

“Estas candidaturas visam financiar propostas de investigação, que tenham incidência no território Vale do Côa. Este foi um anúncio do senhor ministro da Ciência e Tecnologia, que tem agora a sua concretização prática. O objetivo é promover a investigação no âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar neste território”, explicou à Lusa o presidente da Fundação Côa Parque (FCP), Bruno Navarro.

Segundo um documento a que a Lusa teve acesso, as candidaturas podem ser feitas individualmente ou em parceria. Podem candidatar-se a este financiamento entidades não empresariais de investigação e inovação – como instituições de ensino superior – ou empresas inseridas em projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, lideradas por entidades não empresariais de investigação e inovação.

“É importante que se promova a arqueologia, que é naturalmente a área científica que justifica a existência do Parque Arqueológico do Vale do Côa e do próprio Museu do Côa, mas que consiga ter novas abordagens temáticas, e que vão desde a observação e conhecimento da Terra, passando ao clima e alterações climáticas, a origem da vida e dinâmicas de alteração sociocultural ao longo do tempo, neste território”, especificou o responsável pela FCP.

Bruno Navarro adiantou que “quase todas” as temáticas relacionadas com o Parque Arqueológico do Vale do Côa e Museu do Côa, são elegíveis para financiamento “nesta convocatória temática especial”.

(…

Segundo o mesmo documento, as candidaturas ao programa do “Vale do Côa Internacional Research Awards – Programa Internacional de Investigação sobre o Vale do Côa” financia trabalhos sobre as alterações climáticas ou as dinâmicas de interação socioculturais ao longo do tempo.

A apresentação de propostas estão abertas até 31 de julho às 17:00 (hora em Portugal Continental e Madeira), e os trabalhos podem ser financiados até 300 mil euros.

Fonte: RTP

Para mais informações (+)