“Aprender com Arte” no Museu Quinta de Santiago

VIDRADOS NA PINTURA
OFICINA DE AZULEJARIA

Atividades

Vais experimentar a pintura de azulejos de forma livre para conheceres os materiais;
Vais reproduzir azulejos de padrão, com base em 6 moldes de máscara previamente preparados;
Vais ensaiar as tuas mãos para pintura livre, com pincéis e esponjas;
Vais pintar os azulejos que tu próprio produziste!

Estas ações têm como finalidade a realização de um painel de azulejos no Museu da Quinta de Santiago (1ª fase: de 22 a 26 de julho, 2ª fase: de 5 a 9 de agosto). A inauguração do painel está prevista para 22 de setembro, domingo, às 16h00.
Os conteúdos a desenvolver durante a semana incluem: a história da cerâmica e do azulejo (simplificada); uma introdução básica às técnicas e materiais; a produção de azulejos artesanais, em barro; a produção de azulejos destinados à realização de um painel.

Objetivos

Promover a azulejaria, técnica artesanal tradicional em Portugal, e demostrar o seu potencial enquanto suporte criativo.
Promover o enriquecimento cultural, revitalizar uma técnica em desuso (por carência de condições para ser lecionada no sistema educativo) e demonstrar o seu potencial técnico e adaptabilidade à criação artística.
Estimular e divulgar a identidade (através da criação, da preservação, da reinterpretação cultural).
Estimular a curiosidade das profissões artísticas.

Serviço Educativo: Ana Paula Costa, Ana Patrícia Jesus, Fátima Parada, Rita Côrte Ferreira, Rute Alves
Museóloga MQS: Cláudia Almeida
Organização: Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos
Local: Museu Quinta de Santiago

Duração do curso: 5 dias (manhãs e tardes)
Idades: 6 aos 12 anos
Inscrições: máx.: 20 | mín.: 10

Programação sujeita a alterações

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO
N.º de inscrições, horário, local, pagamento, meios de pagamento.

INSCRIÇÕES de 9 a 12 DE JULHO: NO MUSEU DA QUINTA DE SANTIAGO [MQS]
INSCRIÇÕES: Cada adulto só pode inscrever duas crianças, por atividade, por mêsAs crianças devem ter entre 6 a 12 anos de idade.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MQS: 3ª A DOM – 10H-13H E 15H-18H
+ INFORMAÇÕES: casadobosque@cm-matosinhos.pt   |  229392410
PAGAMENTO: NO ATO DA INSCRIÇÃO
O MUSEU NÃO DISPÕE DE PAGAMENTO MULTIBANCO

DADOS A FORNECER NO ATO INSCRIÇÃO:
DADOS DO ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO
NOME COMPLETO; NIF; MORADA; CONTACTO MÓVEL; EMAIL
NOME DA PESSOA E CONTACTO A QUEM DEVERÁ SER ENTREGUE O EDUCANDO.
DADOS DA CRIANÇA
NOME E IDADE

PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO DE IMPRESSO: DADOS PARA FATURAÇÃO

O ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO DEVERÁ, SE NECESSÁRIO, INFORMAR SE O JOVEM
1. tem necessidades educativas especiais?
1. NECESSITA DE CUIDADOS DE SAÚDE ESPECÍFICOS? QUAIS? TOMA ALGUMA MEDICAÇÃO? QUAL E HORÁRIOS?

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
1. Todos os inscritos devem ser responsáveis pelo cumprimento das normas, dos horários das atividades e adotar comportamentos cívicos e éticos, de respeito e educação pelos restantes participantes e monitores.
2. Não é permitida a utilização de MP3, MP4 e Playstations Portáteis; A utilização dos telemóveis ficará condicionada.
3. O Município de Matosinhos não se responsabiliza pela perda ou extravio de objetos de valor.
4. A não comparência injustificada na atividade implica a exclusão/condicionamento da participação em próximas ações.
5. Material necessário: Roupa ajustada às condições meteorológicas; sapatilhas, chapéu, protetor solar, Mochila com lanche para manhã e tarde

Como Chegar ao Museu da Quinta de Santiago:
Seguir direção Leça da Palmeira. Entrada para o Museu da Quinta de Santiago pela Rua Pinto de Araújo ou pela Rua de Vila Franca, 134.
Acessos de autocarro: STCP: 507 / Maré de Matosinhos: 104,105,106. Metro: Linha A – Estação Mercado de Matosinhos.