Mostra de Antonio Lopez no Centro Cultural de Cascais

30

António Lopez, Centro Cultural Cascais

Visionary Writing – Desenhos, Filmes, Fotografias, de Antonio Lopez, estará patente no Centro Cultural de Cascais, entre 5 de julho e 12 de outubro. Comissariada por Anne Morin, a mostra explora diferentes aspetos da obra de um autor que foi apelidado pelo The New York Times como o “maior ilustrador de moda do mundo”. A organização é da Fundação D. Luís I e da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

Anne Morin dirige a diChroma photography, empresa madrilena especializada na produção e na itinerância de exposições fotográficas internacionais, tendo já comissariado exposições de artistas como Julian Schnabel, Jessica Lange, Lua Sarah, Tony Oursler, Édouard Boubat ou Malick Sidibé. Estreou em 2019, em Madrid, a exposição Visionary Writing – Drawings, Films, Photography, que chega agora a Cascais.

A mostra é composta por 69 desenhos originais, 62 sequências de Instamatics, seis sequências de fotografias de photo booth, sete colagens, cinco páginas de diários, dois filmes em Super-8 e um filme de realidade virtual.

Assim, a exposição desenvolve secções temáticas distintas, com enfoque não só na ilustração de moda, mas também nos instantâneos de Lopez, nos seus diários e filmes, documentando o processo de criação do artista e, ao mesmo tempo, retratando a época em que viveu. Afinal, tal como afirma Anne Morin, a moda servia-lhe também como pretexto “para expressar beleza, sensualidade, sexualidade, a vida e o tempo. O seu tempo.”

Segundo Morin, no trabalho de Lopez: “Tudo parece fazer parte de um projeto stendhaliano para reunir os acontecimentos de uma experiência descontínua numa narrativa coerente. Na obra de Lopez encontramos uma característica típica de Stendhal, a da intertextualidade, como se uma linguagem, pela simples proximidade, transformasse as outras formas de linguagens, que a modificam, em retorno.”

Fonte: Centro Cultural de Cascais