Dia de S. Bento em Tibães

96

Dia de S. Bento, Mosteiro de Tibães

O Mosteiro de São Martinho de Tibães, em colaboração com a Associação dos Antigos Alunos do Mosteiro de Singeverga e a Paróquia de Mire de Tibães, irá promover a comemoração do Dia de São Bento, no próximo dia 13 de julho, sábado, a partir das 15 horas.
O programa inicia-se com a inauguração de uma Exposição sobre São Bento, com 24 painéis pintados pelo monge e artista beneditino Fr. Paulino de Castro. A abertura da exposição será guiada pelo Dr. José Alberto Marques, antigo aluno do colégio beneditino de Lamego e profundo conhecedor da obra artística do padre Fr. Paulino.

Da exposição consta também um conjunto de pintura de iconografia cristã, de Tânia Pires, e alguns poemas do venerável monge Fr. Bernardo de Vasconcelos. Esta exposição estará patente ao público até 28 de julho.
Pelas 15h30, Carlos Aguiar Gomes irá proferir uma Comunicação sobre a espiritualidade beneditina intitulada “Stella matutina in médio nebulae” (Estrela da manhã no meio da neblina). Carlos Aguiar Gomes, profundo conhecedor da Ordem de S. Bento, é Mesário da Irmandade de S. Bento da Porta Aberta e diretor do seu Boletim mensal. É também articulista no Diário do Minho e colaborador da Rádio Renascença.
Pelas 16h00, segue-se debate e convívio dos antigos alunos de Singeverga até às 18 horas quando, na igreja do Mosteiro de Tibães será realizado Ofício de Vésperas seguido de missa, com a participação da Schola Cantorum, de Cedofeita, Porto.
Fonte: DRCN