Prémio Fernando Távora: candidaturas a decorrer

132

Prémio Fernando Távora

Estão abertas até ao próximo dia 16 de Agosto as candidaturas à edição deste ano do Prémio Távora, iniciativa promovida pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM), a Casa da Arquitectura (CA) e a Fundação Marques da Silva (FIMS).

O Prémio consiste na atribuição de uma bolsa de viagem anual no valor de 6.000€ e é aberto à participação de todos os membros da Ordem dos Arquitectos e atribuído à melhor proposta de viagem de investigação apresentada em candidatura. O anuncio do vencedor está agendado para o próximo dia 7 de Outubro, Dia Mundial da Arquitectura.

O júri é composto por dois elementos nomeados pelo Conselho Directivo da Secção Norte da Ordem dos Arquitectos, um elemento designado em conjunto pelo Conselho Directivo nacional e pela família do arquitecto Fernando Távora, um elemento designado pela Casa da Arquitectura e um elemento em representação da Fundação Marques da Silva.

O Prémio Fernando Távora de arquitectura foi instituído pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos em homenagem ao fundador da chamada Escola do Porto, investigador, viajante, pedagogo, que influenciou gerações de arquitectos, autor de um extenso Diário de Bordo, que acompanha uma viagem de meses, realizada no início da década de 1960, e que constitui um “laboratório do autor” e um testemunho sobre as vias que fizeram a contemporaneidade da arquitectura portuguesa.