Ávila acolhe o Workshop final do projeto HeritageCare

38

workshop, Heritage Care

Nos dias 9 e 10 de Junho, decorreu em Ávila, Espanha, o 7º Metting do projeto HERITAGE CARE no âmbito de uma candidatura ao programa INTERREG SUDOE.

O projeto é coordenado pela Universidade do Minho e tem a participação da Direção Regional de Cultura do Norte, Centro de Computação Gráfica, Fundação de Santa Maria la Real del Património Histórico (Espanha), Instituto Andaluz del Património Histórico (Espanha), Universidade de Salamanca – Pólo de Ávila (Espanha), Universidade de Clermont – Auvergne (França), Universidade de Limoges (França).

O projeto tem como objetivo a monitorização e conservação preventiva do Património Histórico e Cultural nos 3 países envolvidos – Portugal, Espanha e França.

O projeto HeritageCARE – Monitorização e conservação preventiva do Património histórico e  cultural – decorre no âmbito do Programa Interreg – SUDOE com um apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no valor de 1.284.712,11 euros para um montante total do projeto de 1.686.282,82 euros.

O projeto visa a implementação de uma metodologia integrada e sustentável para a conservação preventiva e manutenção do património histórico e cultural em Portugal, Espanha e França. O objetivo foi o desenvolvimento de uma estratégia conjunta, baseada num sistema de monitorização preventiva do património, e a criação de uma plataforma digital para a recolha, análise e registo dos dados de cada imóvel avaliado.

O projeto com a duração de 3 anos (2016-2019) encontra-se em fase de conclusão. Os parceiros trabalham em conjunto, partilhando o seu conhecimento e experiencia na área, contribuindo, assim, para a definição de diretrizes comuns de boas práticas para a inspeção sistemática, diagnóstico, conservação e manutenção do património cultural construído. A metodologia é implementada e validada através de 60 casos de estudo (edifícios classificados e não classificados), distribuídos uniformemente entre os três Países parceiros.

A reunião permitiu aos parceiros apurar o ponto da situação das várias atividades do projeto nomeadamente sobre a evolução da implementação das metodologias de inspeção nos três países e a utilização da plataforma web, mas também identificar prioridades e discutir desafios para o pós candidatura e a continuação do projeto nos vários países.

Hoje, dia 11 de junho tem lugar, no Instituto Superior Politécnico de Ávila (Universidade de Salamanca), um Workshop final sobre Conservação Preventiva do Património Cultural. Pretende-se divulgar a metodologia e a plataforma digital desenvolvidas no âmbito do projeto Heritage Care, na sequência de Workshops semelhantes já realizados em Portugal (Porto) e França.