Teatro Nacional de São João inicia obras de conservação e restauro

33

O Teatro Nacional São João (TNSJ), na Praça da Batalha, inicia nesta semana obras de conservação e restauro das fachadas do histórico edifício projetado pelo arquiteto Marques da Silva, nomeadamente das suas figuras e carrancas.

Segundo informação avançada pelo TNSJ, os trabalhos serão concluídos até à primeira semana de setembro, antes da abertura da nova temporada, agendada para o dia 18 desse mês.
A intervenção envolve um investimento de 80 mil euros e conta com o acompanhamento e supervisão da Direção Regional de Cultura do Norte, sendo resultado de uma inspeção periódica ao estado de conservação dos elementos escultóricos e decorativos da envolvente exterior do edifício. “Nessa inspeção, foram identificados elementos das esculturas já em destacamento, o que impõe uma intervenção urgente de reparação, de modo a reverter o fenómeno de corrosão das armaduras destas peças e a evitar a queda de pedaços de argamassa em via pública”, revela a instituição.
“Tratando-se de um edifício classificado como Monumento Nacional, a intervenção irá acautelar os princípios de integridade e de autenticidade do projeto de Marques da Silva”, garante o Teatro, que está a preparar as comemorações do centenário do edifício do arquiteto portuense.
O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa, organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu e à qual pertence desde novembro de 2003.
Fonte: Porto.