Domingo, Agosto 18, 2019
Inicio Outras Ministério da Cultura e Governo dos Açores desenvolvem projeto para as artes

Ministério da Cultura e Governo dos Açores desenvolvem projeto para as artes

104

Plano Nacional das Artes

O Ministério da Cultura e o Governo dos Açores vão desenvolver em 2020 um projeto para as áreas das artes visuais, performativas e cinema, visando, entre outros objetivos, desenvolver residências artísticas.

O projeto, que integra o Plano Nacional das Artes (PNA), pretende, segundo a nota de imprensa enviada à Lusa, além do desenvolvimento de residências artísticas, a formação e programação, a organização de exposições, o acompanhamento de artistas e projetos emergentes, assegurando-se a acessibilidade dos públicos em idade escolar a projetos artísticos.

O anúncio do projeto foi feito na sequência de uma visita ao Centro de Artes Contemporânea Arquipélago, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, por parte de Graça Fonseca, que foi acompanhada pelo secretário regional de Educação e Cultura, Avelino Meneses.

O Plano Nacional das Artes, de acordo com o ministério da Cultura, assegura o “cumprimento dos objetivos principais de defesa da acessibilidade dos públicos em idade escolar”, a par da colaboração entre instituições dos diferentes níveis da Administração Pública e as parcerias com entidades privadas.

Estas parcerias são consideradas “fundamentais para assegurar a coesão territorial, a descentralização dos projetos artísticos e a circulação de obras e artistas”.

De acordo com a nota do gabinete da ministra, com esta iniciativa pretende-se “estreitar as relações de cooperação” nas áreas da cultura e da educação, assegurando uma “oferta mais integrada e uma intervenção mais sustentada, com o objetivo de potenciar e aprofundar as relações artísticas e de programação já existentes”.

Fonte: Açoriano Oriental