Livro “Património da Humanidade do Centro de Portugal” apresentado na Universidade de Coimbra

97

Universidade de Coimbra

O Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolheu a sessão de apresentação do livro “Património da Humanidade do Centro de Portugal”.

A obra “Património da Humanidade do Centro de Portugal” foi desenvolvida e coordenada pelo estúdio do do designer Eduardo Aires e resulta de um desafio lançado a quatro autores e quatro fotógrafos para retratar os lugares Património da Humanidade da Unesco da Região Centro.

Fernando e Sérgio Guerra, Nuno Moreira, Jorge Alarcão ou Carla Alexandra Gonçalves são apenas alguns dos autores e artistas que participam na publicação.

Para além de uma tentativa de condensar a história e importância destes lugares num único livro, os autores procuraram destacar, através de um olhar novo, contemporâneo e artístico, a “distintiva marca humana” associada a este património e ao território onde este se inscreve. Uma marca presente tanto pela visão autoral de cada um dos seus intervenientes, como pelos retratos destes espaços patrimoniais enquanto lugares vivos e “com gente dentro”, como aliás reflete Eugénio Maia do Amaral, Diretor-Adjunto da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e cocoordenador editorial da publicação, no prefácio deste livro.