Monsaraz recebe exposição de esculturas, de António Charneca

48

Escultura, António Charneca

A vila medieval de Monsaraz recebe entre os dias 20 de Julho e 1 de Setembro a exposição de escultura “Tradições”, de António Charneca. A mostra vai estar patente na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada diariamente entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h às 18h.

António Charneca nasceu em Moçambique e iniciou-se como autodidata na escultura, tendo realizado mostras individuais e colectivas em Lisboa, Évora, Ponte da Barca, Monforte, Alvito e em Monsaraz, onde agora volta a expor os seus trabalhos. Em 2007 iniciou uma parceria com os seus irmãos na constituição de um ateliê de escultura e a partir de 2015 continuou o seu trabalho a título individual.

As suas obras integram colecções particulares em Portugal, Espanha, Suíça e Bélgica, mas há também monumentos públicos, como por exemplo, o monumento “As 4 Estações” no Ministério da Agricultura, o monumento ao Santo Humberto, no Fundão, o monumento ao samarreiro, em Vila Verde e o monumento ao Movimento Rotário, em Évora. No concelho de Reguengos de Monsaraz, António Charneca tem o monumento aos bombeiros voluntários numa rotunda da cidade e o monumento equestre a José Mestre Batista em S. Marcos do Campo, na terra onde nasceu o cavaleiro tauromáquico.

Fonte: O Digital