Capela de Idanha-a-Nova recebe prémio internacional de arquitetura

155

Capela Idanha-a-Nova

A Capela de Nossa Senhora de Fátima, situada em Idanha-a-Nova, no Campo Nacional de Atividades Escutistas, ganhou o prémio “International Architecture Awards 2019” na categoria de edifícios religiosos.

O prémio “International Architecture Awards” é promovido em conjunto pelo Museu de Arquitetura e Design de Chicago e pelo Centro Europeu de Arquitetura, sendo considerado o mais antigo galardão mundial no ramo da nova arquitetura, arquitetura paisagística, interiores e planeamento urbano.

A Capela de Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada no verão de 2017 .

O projeto da capela é da autoria do ateliê Plano Humano Arquitetos.

A inspiração para esta construção, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, nasceu do âmago da experiência escutista: a vida ao ar livre, o acampamento, a tenda, a sobriedade e simplicidade das construções e estilo de vida.

É constituída por uma estrutura de madeira e zinco e tem um comprimento total de 12 metros e uma altura máxima de nove metros; a estrutura de 12 vigas é uma alusão aos Apóstolos de Jesus Cristo.

Também as extremas do edifício, de forma pontiaguda, fazem uma alusão ao lenço escutista, símbolo da promessa e compromisso neste movimento.