Edição comemorativa da obra “A Menina do Mar” de Sophia

101

Sophia de Mello Breyner Andresen

Uma edição comemorativa da obra ‘A Menina do Mar’, de Sophia de Mello Breyner, com livro, CD e DVD, será lançada a 30 de agosto, em Lisboa, no âmbito do centenário do nascimento da autora.

De acordo com a Valentim de Carvalho, esta edição daquele que foi o primeiro livro infantil de Sophia de Mello Breyner (1919-2004), publicado em 1958, vai ser lançada na Festa do Livro, no Palácio de Belém.

Este ano assinala-se o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner com uma programação de diversas de atividades que passam pela dança, o cinema, a edição e a reflexão.

As iniciativas começaram em janeiro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com o projeto de dança ‘O Cavaleiro da Dinamarca’, pela Escola de Dança do Conservatório Nacional, a partir de um conto de Sophia para a infância.

As celebrações incluem ainda um colóquio internacional, que decorreu em maio na Fundação CalousteGulbenkian, e um concerto no Teatro Nacional de São Carlos, no outono, precisamente no dia de aniversário de Sophia, que nasceu no Porto, em 06 de novembro de 1919.

Está previsto ainda um ciclo de cinema na Cinemateca Portuguesa, com filmes que a escritora gostava.

Sophia de Mello Breyner Andresen, considerada um dos nomes maiores da poesia portuguesa do século XX, morreu em 2004, em Lisboa, aos 84 anos.

Fonte: Notícias ao Minuto