Cidade do Rio de Janeiro celebra aniversário de Sophia e Jorge de Sena

55

Sophia de Mello Breyner Andresen

A cidade brasileira do Rio de Janeiro irá acolher de 2 a 5 de Setembro, as celebrações do centenário do nascimento dos escritores portugueses Sophia de Mello Breyner e Jorge de Sena, com a realização do colóquio “Sena & Sophia: centenários”.

Organizado e sediado pelo Real Gabinete Português de Leitura e pela Cátedra Jorge de Sena, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o congresso internacional “Sena & Sophia: centenários” irá abranger toda a obra de ambos os poetas.

O presente congresso internacional visa promover o diálogo entre cerca de 100 especialistas e estudantes de Sena e Sophia, provenientes de vários países, como Portugal, Itália e EUA, e de vários estados do Brasil, em torno destas duas figuras da cultura portuguesa.

A abertura do congresso será realizada com a conferência “Sena e Sophia: escrever no princípio do mundo”, pelo poeta Luís Filipe Castro Mendes, que será, também, homenageado nesta ocasião.

O congresso internacional “Sena & Sophia” conta com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, através do Centro Cultural Português em Brasília, do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro e da Fundação Calouste Gulbenkian.