Teatro São João recebe convite do Norte2020 para requalificar interior por 2,3 ME

48

Teatro Nacional de São João

O Teatro Nacional São João (TNSJ) vai candidatar-se a um concurso do Norte2020 para o qual é o único beneficiário elegível, por convite do Programa Operacional Regional do Norte, para requalificação do interior do edifício, foi hoje anunciado.

O convite, endereçado ao teatro nacional, no Porto, está já publicado no `site` do Norte2020, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), enquadrado na proteção de património cultural.

A dotação é de 2,350 milhões de euros, financiados a 85%, com uma dotação do programa FEDER em dois milhões, e insere-se na modalidade de convite à apresentação de uma candidatura.

No quadro das comemorações do centenário do TNSJ, entende-se como prioritária a realização de um investimento que garanta a valorização e promoção deste bem histórico-cultural público, de elevado interesse turístico, localizado no centro histórico do Porto e no interior do perímetro da zona classificada pela UNESCO como Património Mundial”, pode ler-se no documento.

No enquadramento legal que possibilita um convite a uma entidade específica, o Norte2020 decidiu incidir sobre “uma referência incontornável no panorama cultural do país e da região”.

Assim, espera o Norte2020 que o convite possa ajudar ao “pleno desenvolvimento da missão de serviço público atribuída ao TNSJ enquanto estrutura referencial de criação, produção e divulgação teatral no Norte”.

O edifício do Teatro São João, projetado pelo arquiteto José Marques da Silva, foi classificado como Monumento Nacional em 2012.

Fonte: RTP