Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras” na Casa da Arquitectura

76

Exposição Souto Moura, Casa da Arquitectura, Matosinhos

A Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura inaugura, a 18 de outubro, a Exposição “Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras”, que vai ficar patente até setembro de 2020. Esta é a primeira mostra monográfica dedicada a Souto de Moura e a maior realizada até à data pela Casa da Arquitectura.

Com curadoria de Francesco Dal Co e Nuno Graça Moura, vai oferecer uma singular e rara leitura monográfica do trabalho daquele que é considerado um dos mais prestigiados arquitetos portugueses.  A Exposição é a primeira leitura extraída do enorme acervo que o arquiteto depositou na Casa da Arquitectura em maio transato, composto por 604 maquetes, cerca de 8500 peças desenhadas e toda a documentação textual e fotográfica que complementa os projetos.

Integrando cerca de 40 projetos, a mostra vai ‘invadir´’ a Casa da Arquitectura: irá ocupar a nave expositiva com 950 metros quadrados e a Galeria da Casa com 150 metros quadrados. O material da exposição, todo original e em grande parte nunca exposto, é apresentado rigorosamente como consta no arquivo da Casa da Arquitectura, sem manipulação ou qualquer omissão.