Conferência Técnica sobre Paisagens Culturais

Jornadas Técnicas Salamanca

Nos dias 19 e 20 de setembro, será realizada uma Conferência Técnica sobre Paisagens Culturais em Castela e Leão e no Norte de Portugal, na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca.

A paisagem cultural reflete a atividade do homem ao longo da história, transmitindo informações abrangentes sobre os sistemas de ocupação e planeamento do espaço, obtendo recursos e organizando um modo de vida, desde os aspetos mais quotidianos até a organização social, mitos e crenças.
Atualmente, essa riqueza ligada ao território nem sempre é valorizada corretamente, por isso foram propostas diversas ações que incluem documentação e registo, bem como a divulgação das suas características para sensibilizar quem habita e vive nesses enclaves, especialmente os que tenham um destacado interesse cultural.
A Direção Regional de Cultura do Norte participa do projeto PATCOM – Património Cultural em comum, do programa INTERREG V-A ESPANHA-PORTUGAL 2014-2020, e participa nestas Jornadas Técnicas, organizadas pela Junta de Castela e Leão, através da Direção Geral de Patrimonio Cultural do Ministério da Cultura e Turismo, em que se refletirá sobre os critérios e diretrizes de gestão das paisagens culturais neste momento, programando um conjunto de apresentações e visitas técnicas em que participarão profissionais especializados.
Essas conferências são destinadas a gestores e profissionais do património cultural, estudantes, bem como a todos os interessados no assunto.
A entrada é gratuita na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca, em C / Cervantes s / n, 37001 Salamanca.
Fonte: DRCN