Porto Design Biennale começa hoje!

93

Porto Design Biennale

A 1ª edição da Porto Design Biennale arranca esta quinta-feira e estende-se até dezembro. Itália é o país convidado e a programação conta com 200 artistas e 20 curadores nacionais e internacionais.

O evento surge “na sequência da aposta cultural dos municípios do Porto e Matosinhos, onde o design é especialmente valorizado”, assim como a articulação entre instituições de ensino como a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto ou da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, explica José Bártolo, curador geral da iniciativa. Depois da extinção do Centro Portugal de Design, em 2013, e da bienal Experimentadesign, em 2017, era necessário existir “um organismo público de dinamização e apoio a esta área”.

Segundo o curador e professor da ESAD, esta bienal centra-se numa triangulação entre academia, designers e indústria, cujo objetivo é contribuir para a promoção, divulgação e investimento do design português, criando, ao mesmo tempo, ligações internacionais e novos públicos. Do design digital ao industrial, do design de moda ao design gráfico, o programa conta com 20 curadores e 200 artistas nacionais e internacionais e inclui exposições, performances, conferências, debates, instalações e workshops. A proposta gira em redor do tema Post Millenium Tension, onde a premissa é “pensar o design nas tensões do novo milénio e refletir sobre a forma como ele interage com problemas concretos que afetam os nossos dias e o nosso futuro próximo”.

Ocupando dezenas de locais das cidades do Porto e Matosinhos, o calendário da bienal tem três eixos programáticos: Portugal Tense, centrado no design nacional do novo milénio; Design Forum, conflito entre o design e aspetos políticos, financeiras, tecnológicos e culturais; e Design and Democracy, focado entre o design e a política, são os três eixos programáticos.

Para mais informações (+)