Teatro do Bairro Alto reabre a 11 de outubro

50

Teatro do Bairro Alto, Lisboa

A abertura oficial do renovado Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, está marcada para 11 de outubro. Situado entre o Largo do Rato e o Príncipe Real, esta era desde 1975 a sala do Teatro da Cornucópia, tendo encerrado em dezembro de 2016. Agora, sob gestão da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), da Câmara Municipal de Lisboa, o teatro reabre com a direção artística de Francisco Frazão e identidade renovada, assinada pelo coletivo de designers United By.

Francisco Frazão, que foi programador de teatro da Culturgest, foi escolhido através de concurso. Na altura, disse à agência Lusa que pretendia apostar na especialização no campo experimental de artistas emergentes, nacionais e internacionais. Entretanto, o espaço sofreu obras de requalificação. No início do verão, entre 14 de junho e 7 de julho, o Teatro do Bairro Alto apresentou uma programação fora de portas, em vários espaços da cidade de Lisboa e próximos daquele espaço cultural.

Para a abertura estão previstos um espetáculo de coreógrafa brasileira Josefa Pereira, Hidebehind e outro do italiano Alessandro Sciarroni, Chroma_don’t be frightened of turning the page (ambos (de 11 a 13 de outubro). No dia 12 de outubro haverá ainda a conferência Poetry and Chaos de Franco “Bifo” Berardi.

A programação até dezembro inclui concertos e espetáculos, com destaque para o regresso a Lisboa do encenador britânico Tim Crouch e do brasileiro Alex Cassal. Há ainda um novo espetáculo de Raquel Castro, Turma de 95.