“Luxo Asiático – Porcelana, Laca e Seda, do Consumo à Apropriação” em exposição no Museu Nacional de Arte Antiga

Exposição Luxo Asiátixo, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Uma exposição com 54 peças em porcelana, laca e seda, dos séculos XVI e XVII, vai mostrar, a partir de hoje, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, o papel de Lisboa como recetor do “luxo asiático”.

“Luxo Asiático – Porcelana, Laca e Seda, do Consumo à Apropriação” é o título desta nova exposição que é inaugurada às 18:00, na Sala do Teto Pintado do museu, revelando a influência que a porcelana chinesa teve na produção da faiança portuguesa.

(…)

As peças expostas documentam a influência da porcelana Ming, dos séculos XVI e XVII na cerâmica portuguesa (1559-1687), e, em geral, o papel de Lisboa como recetor de bens do Oriente, quando a cidade se tornou um importante centro produtor de faiança.

(…)

De acordo com Rui Trindade, as peças exibidas são provenientes do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra), do Museu Nacional Soares dos Reis (Porto), da Casa Museu Anastácio Gonçalves (Lisboa) e do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) (Lisboa).

A exposição vai estar patente até 26 de janeiro de 2020.

Fonte: RTP