Alto Minho está entre os destinos mais sustentáveis do mundo

85

Fortaleza de Valença
Fortaleza de Valença

O Alto Minho está entre os 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo.  O anúncio foi feito pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) que, em nota se imprensa, se congratula com a atribuição do galardão  Platinum QualityCoast/Green Destinations Award (Destino Verde/Costeiro Platina) à região.

O prémio, entregue na Croácia, surge de uma candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards.

“Este galardão reconhece a política de sustentabilidade e o trabalho das entidades do território rumo à sustentabilidade, bem como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima”, refere a CIM Alto Minho.

O Alto Minho foi a primeira NUT III de Portugal continental a ser galardoada com Platina de acordo com os padrões do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). No país, além do Alto Minho, apenas existem dois destinos galardoados com platina, os Açores e a Região do Oeste, incluindo Torres Vedras. De referir que o Alto Minho, à semelhança do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), já tinha sido reconhecido em 2018 como Sustainable Destination Top 100.

O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais.

Fonte: Rádio Vale do Minho