Colóquio Internacional Enomemórias & Enoturismo, Os Territórios Culturais do Vinho

262

Colóquio Internacional Vinho, Alcobaça

O Museu do Vinho de Alcobaça acolhe no dia 9 de novembro, no Museu do Vinho de Alcobaça – Adega dos Vinhos Tintos, mais uma edição do Colóquio Internacional Enomemórias & Enoturismo, Os Territórios Culturais do Vinho, desta vez . dedicado ao tema “A Paisagem e o Património Secular do Vinho. Os Vinhos Históricos. A organização é da Câmara Municipal de Alcobaça – Museu do Vinho de Alcobaça, com o Patrocínio Científico do Instituto Universitário da Maia, numa parceria com a AMA – Associação Amigos do Mosteiro de Alcobaça

Este ano dedicado à temática dos vinhos históricos, o colóquio visa debater a noção atual do território do vinho associado à memória secular, quer no que toca à sua identidade histórica, cultural, imaterial e material, cujos simbolismos têm vindo a evoluir com o passar do(s) tempo(s). Como se estabelece hoje essa fronteira entre o passado e o devir da memória vinhateira.
De que falamos hoje, quando falamos do(s) património(s) histórico(s) do vinho? Estas são algumas das questões que especialistas convidados de Portugal, Espanha e Arménia irão debater na véspera do Dia Internacional e Europeu do Enoturismo que se comemora a 10 de novembro.

O colóquio organizado pela Comissão Instaladora do Museu do Vinho de Alcobaça e com o patrocínio científico do Instituto Universitário da Maia, contempla ainda no seu programa o lançamento da obra científica “Enomemórias & Enoturismo: os territórios culturais do vinho. Paisagem, museus, comunidade” resultante das comunicações proferidas no colóquio ibero-americano do ano transacto no Museu do Vinho de Alcobaça.

Para mais informações (+)

Siga-nos