Turismo do Porto e Norte de Portugal e Casa da Arquitectura assinam protocolo de colaboraç

Casa da Arquitectura, Matosinhos

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) assinou um protocolo com a Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, com vista à “promoção da arquitetura e da região, tendo em vista a qualificação do destino e do produto turístico”, explica a entidade regional de turismo, num comunicado enviado à imprensa.

“Temos no nosso território dois Pritzker, o mais conceituado prémio internacional de arquitetura, e muito bons exemplos ao nível do património edificado. Desafiamo-nos a concretizar esse grande desígnio que é a gestão do destino. Esta é mais uma prova de como é possível, com estratégia e os parceiros certos, desenhar projetos e ações de distribuição dos fluxos turísticos pelo território”, considera Luís Pedro Martins, presidente do TPNP.

Na opinião do responsável pelo TPNP, este protocolo vai contribuir “para a melhoria da qualidade do produto turístico cultural através de um adequado aproveitamento da oferta da arquitetura contemporânea”.

Já Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitetura, enalteceu a “cooperação institucional pela promoção da Arquitetura enquanto fator de atração do território português, aproveitando a notoriedade internacional que a arquitetura portuguesa tem, assim como a riqueza do património arquitetónico contemporâneo”.

A Casa da Arquitetura é uma instituição sem fins lucrativos, de carácter cultural, constituída na base de uma parceria estabelecida entre diversas entidades públicas e privadas. Tem como objetivos, entre outros, a promoção e divulgação da arquitetura em geral e das coleções, acervos e espólios por si adquiridos.