António Costa desafia autarcas a criarem rede do legado de artistas contemporâneos

129

MACNA, Chaves
MACNA, Chaves

O primeiro-ministro, António Costa, desafiou os autarcas a criarem uma rede dos espaços com legado de artistas contemporâneos portugueses, como a Casa Museu João Vieira, que inaugurou hoje em Vidago, no concelho de Chaves.

António Costa referiu que o país tem “uma rede já muito significativa de grandes artistas que têm nas suas terras de origem espaços de representação”, e apontou como exemplo Graça Morais, em Bragança, Amadeo, em Amarante ou agora João Vieira, em Vidago.

“E era muito importante que os municípios e as freguesias que têm feito este esforço dessem agora um passo em frente, e o Estado tem a responsabilidade também de os ajudar a dar esse passo, que é estabelecerem uma verdadeira rede em todo o país que una estes diferentes pontos”, afirmou.

Para o primeiro-ministro, “essa articulação é o que permite não só dar vida a estes territórios, valorizar o conhecimento da obra destes artistas, como interligar entre si e permitir uma maior dinâmica de itinerância do conjunto destas obras artísticas”.

Costa disse ter constatado no percurso que fez no verão, pela estrada nacional 2, que liga Portugal de Norte a Sul pelo interior, “a enorme capacidade destes territórios para aproveitar recursos” incluindo os que são o legado deixado pelos filhos da terra.

(…)

Fonte: Observador

Artigo completo (+)