Conversa à volta do Roteiro de Arte Pública de José Rodrigues

64

App José Rodrigues, Universidade do Porto

Roteiro de Arte Pública de José Rodrigues é um projeto de turismo cultural que aposta na criação, implementação e dinamização de uma experiência de visita à região Norte, Centro e Sul do País, assente no legado patrimonial, cultural e social do escultor.

José Rodrigues nasceu a 28 de Outubro de 1936, em Luanda, Angola, e faleceu a 10 de Setembro de 2016, no Porto. Foi um artista plástico multifacetado, com uma vasta obra, incluindo Arte Pública em mais de 30 municípios.

Este roteiro, agora disponível numa ferramenta digital gratuita, integra o projeto do Museu Digital da Universidade do Porto e foi desenvolvido no âmbito de um trabalho de mestrado de Sofia Oliveira, sob a orientação das Professoras Maria Leonor Barbosa Soares e Manuela Pinto, da Faculdade de Letras da U.Porto.

A apresentação do Roteiro de Arte Pública de José Rodrigues será feita na Casa Comum, numa sessão com moderação da Jornalista da RTP e apresentadora do programa Visita Guiada Paula Moura Pinheiro e intervenções de Ágata Rodrigues, Diretora da Fundação Escultor José Rodrigues, Lúcia Matos, Diretora da Faculdade de Belas Artes do Porto e Manuela Pinto, Coordenadora do projeto do Museu Digital.

A sessão decorrerá no dia (28 outubro ) em que José Rodrigues faria 83 anos.